domingo, 22 de fevereiro de 2009

IDEIAS AC 2012

1-24665 caracteres-anticien>ideias>

PARA UMA ESCOLA DE TECNOLOGIAS APROPRIADAS

Tal como a parapsicologia, a análise energética, a anti-psiquiatria, a etnologia e outras ciências que o sistema inventa para adiar a autodestruição iminente, entra a Ecologia no capítulo da ciência ornamental, da ciência alibi (para desculpar os crimes das outras), de ciência-bóia-de-salvação (para desculpar do fracasso o fracasso das ciências moribundas).
Já repararam, com certeza, nos volumosos tratados de ecologia científica que vão surgindo no mercado com gráficos estatísticos arrepiantes. Já repararam como a ciência estabelecida, a quem se deve, em boa parte a crise ecológica, tenta afastar -- mais uma vez pela terminologia arrevesada, pela linguagem esotérica, pelo calão técnico, pela superespecialização o aprendiz, o estudioso, o estudante que se propunha, talvez, ser o militante da vida, convencido de que a Ecologia ensinava tal coisa...
Face à crise ecológica, provocada em boa parte pelo cáos das ciências particulares, não estão com meias medidas: e inventam mais uma ciência a que chamam a ecologia.
Mais uma vez a ciência é deles, só eles a podem ministrar como sacerdotes encartados de mais este culto, como intermediários, medianeiros e vulgarizadores do excelso saber.
A classe universitária não quer que o poder da ciência desça à rua. Acontece com toda a investigação, mas acabaria por acontecer, principalmente, com a Ecologia e com todas aquelas ciências que, eventualmente subversivas do sistema, deverão ser controladas imediatamente, para as submeter às regras internas que regem o gang.
Há exemplos. O que o sistema está fazendo para liquidar as artes marciais é digno de nota. Basta abastardar a nobre arte do Zen, basta reduzi-la a mercadoria e a objecto vendável, basta fazê-la entrar no circuito do consumo para que tais artes e práticas -- tais técnicas -- percam o poder subversivo (quer dizer, humanista) de que estão animadas.
O que vamos ensinar às novas gerações, a vida ou a morte?
A opção, hoje, é apenas entre a Morte e a Vida, entre a Ciência Sofística e a Sabedoria das civilizações civilizadas (e das quais se exclui, evidentemente, a Civilização da Coca-cola). A opção, hoje, é entre a morte que o sistema oferece e a vida que oferecem as alternativas ecológicas. O sistema, principalmente a ciência e sua famosa «neutralidade», está feito, está conivente com a Morte, enquanto o contra-sistema do militante radical está feito com a vida.
Não há mesmo meio termo.
Trata-se de saber, para as escolas e famílias, se vão transmitir aos educandos e filhos os mitos e as mentiras que nos escravizaram a nós, durante vidas, durante gerações, durante eras, ou se vamos dar às novas gerações a oportunidade de evoluir, de criar um mundo de harmonia (de sabedoria) que nós não tivemos.
Mundo solar que espreita, de que há sinais evidentes, mundo que nasce, entre flores e bombas, lágrimas e sorrisos, desespero e esperança, sismos e auroras boreais, mas que está nascendo já. Mundo que não é possível construir em cima deste e dentro deste mas paralelamente a este (haverá espaço para as alternativas?): agrocomunidades, bioagricultura, técnicas pobres, indústrias não poluentes, artesanato, criação de animais (para viverem connosco e não para abater), são sinais de um mundo solar que desponta.
Depois, as artes de curar, as tecnologias de vida: aprender a comer, a dormir, a respirar, a amar, a sonhar, a andar, a estar sentado, a olhar, a ver, a defender-se, enfim, a viver; aprender a transmutar o negativo em positivo; a suportar a dor e o sofrimento da violência, transmutando-a em harmonia e sabedoria.
Nada disto, no entanto, nos será ensinado pela ciência estabelecida (aquela que inventou à pressa a Ecologia para se enfeitar e se justificar...). Nada disto virá do sistema que só sabe criar monodependências, que nos escraviza e monopoliza com base nos mitos, metas e crimes da sua infindável verborreia. Nada disto pode ser aprendido nas escolas que servem de suporte ao sistema, porque tudo isto subverte, desde a raiz, o sistema.

Radical é apenas o que subverte de raiz o sistema de morte.
Mesmo sabendo que as novas gerações, manipuladas de manhã à noite pelos «media», vão preferir a sociedade da Morte (porque é a sociedade do consumo e do hedonismo), há, no mínimo, que ser honesto e propor-lhes a escolha: a vida ou a morte? A ciência ou a sabedoria? A tecnologia que mata ou as tecnologias de vida? A tecnocracia ou o artesanato?