terça-feira, 17 de abril de 2007

MANSHOLT & F.PESSOA

OS CANIBAIS DA EUROPA E O ORGULHO DE SER PORTUGUÊS
http://www.catbox.info/catbooks/+regressos_ac+.htm

A tudo isto chamou Fernanda Pessoa "provincianismo".

O senhor Sicco Mansholt, que em 1968 decretara para a Europa agrícola a sua certidão de óbito - até 1980 um agricultor em cada dois deveria deixar o campo -, quando chegou a 1972, bateu com a mão no peito e disse "Arrependido, estou arrependido". Entretanto o seu Plano Monstro continuou a rolar, e rolando está ainda para ver se atinge em força países como o nosso. O que tinha a fazer em países como a Itália já fez: e a vaga vertical de desemprego no actual mundo industrializado é, em boa parte, efeito dessa "magnífica" política Mansholt de suicídio euroagrícola, de despovoamento do campo.
Mansholt demitiu-se de presidente do Mercado Comum. A sua política continua, pois a inércia da asneira é como um petroleiro a grande velocidade: não pode parar. Mas em Portugal, suplica-se de mãos postas para que Nossa Senhora nos traga as benfeitorias que o seu preconizador já amaldiçoou.
Se isto não fosse caricato, seria trágico. Se isto não fosse trágico, seria caricato.
Mas é pela menos ridículo. E humilhante dos portugueses.
Porque ridículo e humilhante é que os portugueses continuem de joelhos (ou de cócoras) à porta de uma Europa que é a primeira a reconhecer a pobreza das suas riquezas (ver os indicadores da qualidade de vida emanados da O.C.D.E.)

ver mais do mesmo no meu site catbooks
http://www.catbox.info/catbooks/+regressos_ac+.htm

Sem comentários: