sábado, 14 de abril de 2007

UNIDEOLOGIA

A polémica dos canudos do Primeiro Ministro ilustra de maneira flagrante uma antiga ideia que, desde Herbert Marcuse, começou a ser desfiada sob a sigla «O homem unidimensional» e a que eu juntei um neologismo, a «unideologia». Encaixa à maravilha na polémica dos canudos e por isso dou aqui um excerto do texto que pode ser lido em extensão no site «catbooks».

http://www.catbox.info/catbooks/+ecos_da_capoeira+.htm

«A Unideologia é perita em «manobras dilatórias», um dos dispositivos do seu arsenal a que recorre com mais frequência. Ela desvia as atenções para o Elefante para fazer entrar a Formiga (ou vice-versa). Ela encontra «bodes expiatórios» nos níveis intermédios da responsabilidade (mal pagos), da hierarquia social que serve o capitalismo. Ela joga simultaneamente em vários tabuleiros e usa, regra geral, vários braços armados, deixando para os protagonistas do Poder, os papéis simpáticos e populares.

ECOLOGIA HUMANA: CAMPO PRIVILEGIADO DA UNIDEOLOGIA

A Unideologia consegue este prodígio: quando há «doenças da civilização» aos punhados, «doenças do Ambiente», «doenças do Consumo», «doenças do Trabalho» de inacreditável gravidade, consegue mobilizar a opinião pública para o espectáculo grotesco da sida (ver dispositivo Elefante-Formiga), que de duas uma: ou existe como imunodepressão generalizada nos tempos que correm e é apenas uma doença do ambiente industrial (ainda que a mais paroxística e mãe de todas as doenças), ou então não existe: como produto de um vírus, a sida é apenas uma anedota mal contada. Só que a Unideologia caracteriza-se exactamente por conseguir convencer todo o Mundo de coisas que nem sequer existem. Ou existem mas, se forem implicitamente denúncias espectaculares contra o sistema ( e a Imunodepressão põe esta sociedade definitivamente no Banco dos réus), a Unideologia consegue dar-lhes a volta e responsabilizar...o Vírus. Não é argumento que a doença assim designada tenha incidência no Terceiro Mundo não industrializado: se há sucesso de que a Unideologia se pode gabar é a rápida exportação de poluições e doenças típicas do industrialismo. Aliás, a imunosupressão tanto pode ser um resultado da Pletora alimentar como da Fome: porque a Pletora alimentar em termos de quantidade significa, nas sociedades industriais, a fome oculta a que tantos já se referiram.

Sem comentários: