sábado, 21 de abril de 2007

SISMOS INDUZIDOS

sismos-1

 TESTES NUCLEARES?
NÃO PRODUZEM NEM UM SISMO...


sábado, 21 de Abril de 2007

Os ilustres cientistas que vão investigar «uma zona submarina de ocorrência de terremotos, conhecida como o estreito de Nankai, ao largo da costa do Japão», já levam meio caminho andado para enfrentar – como dizia a notícia - «um dos maiores desafios científicos da década: compreender o que provoca os grandes terramotos e tsunamis».
E digo «meio caminho andado» porque há dados seguros, hoje em dia, sobre o que não produz sismos.
Lembro, e como toda a gente sabe, que os rebentamentos subterrâneos de bombas termonucleares – os famosos testes – jamais produziram ou jamais virão a produzir sismos, desde que essa prática, nos anos do pós guerra (II guerra mundial) se tornou rotina semanal.
Há já 4 décadas.
Lembro que nunca produziram um só sismo que se visse os rebentamentos subterrâneos de bombas termonucleares (os chamados testes) nos poços de experiência de Semipalatinsk (ex-URSS), deserto do Nevada (E.U.A.) , Muroroa (França), China (em que sítio?) e Grã Bretanha (em que sítio?).
Mais recentemente também não consta que o grande tsunami da Ásia (onde a ajuda humanitária acorreu em peso) tivesse alguma coisa a ver com as novas potências nucleares desse continente, verbi gratia Índia, Paquistão e Coreia.
Também não há notícia de que o Irão tivesse causado danos, locais ou mundiais, quando iniciar e se iniciar as suas experiências termo-nucleares, indispensáveis ao progresso do Mundo.
Os cientistas do estreito de Nankai (Japão) têm mesmo sorte e já levam trabalho adiantado: agora só lhes resta acreditar em bruxas e descobrir então, no fundo mais fundo dos oceanos, a causa profunda dos grandes sismos.
Têm para isso – segundo dizia a notícia – os dados já adquiridos que já indiquei e centenas de milhares de euros (upa!upa!), ao longo dos próximos dez anos, para realizar tão magna proeza.
Como especificava a notícia, eles «vão recolher amostras do leito do oceano e colocar sensores para monitorizar alterações rochosas.»
Cu escafandro! Vão ficar um bocado molhados mas, pelo menos, enquanto se falar do NanTroSEIZE (nome abreviado do projecto) não se fala de CO2, de aquecimento global e do fim iminente do Planeta por dilúvio universal.
O «The Nankai Trough Seismogenic Zone Experiment» (nome por extenso do projecto) deverá ser iniciado no próximo mês de Setembro. Não vejo a hora em que tão emocionante proeza irá começar.
A notícia só não dizia a nacionalidade dos ilustres cientistas que vão realizar o ilustre projecto. Mas, em tempo de globalização acelerada, suponho que será internacional ou multinacional no melhor sentido.
Nem mesmo o Google, a quem recorro sempre para saber a verdade, me desenrascou nesta emergência. Nem mesmo o Google News, com versões internacionais em 40 países, me conseguiu responder a esta minha angustiosa dúvida existencial: quem são e de que país os ilustres cientistas do ilustre projecto?

Mais do mesmo no meu site catbooks
http://www.catbox.info/catbooks/+arquivos%20ac+.htm

Sem comentários: