sexta-feira, 20 de abril de 2007

MASSA PARA A BIOMASSA

«22.03.2007 - 18h55 Lusa-O Governo vai concretizar brevemente um diploma legal para criação de um Observatório de Biomassa, disse hoje o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e Florestas, Rui Nobre Gonçalves, na sessão de inauguração da Central de Biomassa de Ródão.»

Escolhi esta notícia da Lusa, de 22 de Março, entre as 299 que me foram dadas pelo Google news, secção de Portugal, nesta manhã primaveril de Abril.
Não quero provar nada mas mostrar apenas o que se mete pelos olhos dentro.
Os da biomassa continuam activos e preparam-se para apanhar as raspas das matas, a que abusivamente chamam floresta.
Está bem que este Governo é só projectos, enche-nos os ouvidos com projectos, mas a ideia de um Observatório de Biomassa é a única que valeria a pena concretizar.
Por uma simples e breve razão: eles não vão só apanhar as raspas, se é que vão, vão é preparar todas as condições para, mais a fundo, sacarem toda a celulose que estiver à mão. Em terrenos particulares ou do Estado, em baldios ou não. O único obstáculo a esta exploração intensiva são os altos interesses das celuloses, a quem o tal Observatório deve também interessar.Isto se Observar significa Fiscalizar.
Em contraste com as 299 notícias que o Google me mostrou (bastando clicar a palavra hoje mágica «biomassa»), está o silêncio dos ecologistas, ambientalistas, esquerdistas e arredores.
Em contraste com esta hiperactividade (que mete ao barulho ministros, primeiro-ministro e PR) está, de facto, a mudez sepulcral dos amigos do ambiente e anexos.
Descansem todos em paz, portanto.
O que eu tinha a dizer sobre biomassa e biocombustíveis já o disse e publiquei no meu forum de discussão predilecto, o «Ambio Archives»
https://mail.uevora.pt/pipermail/ambio/2007-April/006885.html
Já confessei também o meu fracasso: ninguém discutiu, ninguém me agrediu, ninguém me chamou nomes, ninguém disse que eu era analfabeto em ambiente e um perigo público. Enfim, não tive sorte nenhuma desta vez.

Sem comentários: