sexta-feira, 27 de abril de 2007

ECO-SNOBS NO TOP

snobismo-1-nw>

ECO-SNOBISMO & FEIRA DAS VAIDADES

13-4-2007

Haja alguém que ponha os pontos nos iis. Alguém com voz activa nos media de grande alcance. Alguém com algum back-ground de eco-militância e não seja um novo rico do ambiente. Alguém que corrija algumas discrepâncias produzidas pelo poder incomensurável da manipulação mediática em curso sobre ameaças globais.
E há mesmo: assina Lucy Siegle, escreve no «Newstatesman» ( Londres) e um interessantíssimo artigo seu (fragmentos) aparece no número 107 da revista «Courrier Internacional» (Lisboa), 13-4-2007, intitulado em português «lamentável snobismo ambientalista».
Eu andava há uns anos desconfiado deste snobismo mas ninguém melhor do que uma jornalista britânica para detectar o cheiro a snob, já que tem mesmo à mão de semear o melhor do género, onde vai abeberar-se: a revista «Vanity Fair».
É um artigo interessantíssimo e cheio de alusões concretas a factos e nomes do jet set internacional.
Entre muitas coisas giríssimas, diz a Lucy minha colega:
«A mensagem ecologista global que hoje circula é, todavia, inquietante: se quiser ser ecologista, convém que seja podre de rico.»
Depois descreve em pormenor «a parada de encantadores ambientalistas da «Vanity Fair». Na capa, Julia Roberts, George Clooney, Robert Kennedy Jr e Al Gore, o maior presidente verde que nunca houve».
Além de lúcida, a Lucy parece-me muito bem informada sobre os bastidores do jet Set, quem é e quem não é gente no meio ambiente do eco-snobismo.
Ela ganhou mais um leitor e eu ganhei mais um neologismo: eco-snobismo.
Não sei se já disse que adoro neologismos.
Lamento não poder linkar para o site da dita revista «courrier internacional» (Lisboa) mas, como tudo na empresa da dita, os textos estão aferrolhados a sete chaves e o site respectivo é apenas uma montra (bastante deslavada, diga-se de passagem) do conteúdo que se convida constantemente a assinar e a comprar.
Ainda por cima, quando cliquei onde diz «comente a edição desta semana, faça sugestões e dê a sua opinião sobre o Courrier Internacional» fiquei com o computador bloqueado e só por um triz não chamei os bombeiros: tive que reiniciar e saí da dita (maldita) página mais depressa do que saí.
Mas o artigo da Lucy, esse, vou emoldurá-lo. Um grão de areia neste deserto mediático.
Um beijinho para a Lucy.
Post Scriptum:
Aleluia, aleluia. Fui à fonte – o semanário «Newstatesman» – e encontrei , na íntegra, o artigo da Lucy.
Ei-lo aí
http://www.newstatesman.com/200605010018
Se for preciso mandem o robô do Google traduzir. Mas aproveitem esta boa oportunidade de estarmos bem informados sobre o que importa: a ideia ecológica e as diversas máscaras que hoje a revestem.

Sem comentários: