sábado, 12 de maio de 2007

MANIFESTO DO ETANOL

1-2-cunha-1-new
AGROINDÚSTRIAS - AGROCRATAS

1. O prefixo «bio» ligado à palavra combustível forma uma mistura verdadeiramente explosiva. E excitante, pelo que se está vendo: raro o dia que os jornais e telejornais não debitam mais uma notícia sobre os ditos combustíveis.
Mas não é de agora. Já em 30 de Agosto de 2003 (há já 4 anos) um notável ex-Comissário Europeu da Energia, António Cardoso e Cunha, falava em êxtase do Bioetanol - «um poço de Petróleo no Alentejo» dizia o retumbante título do artigo que exumei hoje mesmo na minha biopapelada. E o êxtase revela-se em palavras lapidares de introdução à biomassa:
«Ao passo que tanto a gasolina como o gasóleo são derivados do petróleo importado, o etanol pode ser obtido a partir de matérias-primas agrícolas nacionais com elevados teores de amido ou açúcar, cuja tecnologia de produção está completamente dominada – cereais, beterraba, batata, uva, entre outras. [...] O etanol, de origem agrícola é correntemente denominado bioetanol e cai dentro da classe dos biocombustíveis – combustíveis derivados de produções agrícolas. [...] Outro biocombustível importante é o biodiesel, obtido a partir de óleos vegetais. O processo produtivo é diferente e a sua utilização é restrita como aditivo de óleo diesel, ou gasóleo.»
Mais claro do que isto, nem por música. O manifesto do Etanol ficou definitivamente escrito por um notável da nossa Pátria.

2.Não é que faltem, em 2007, notícias sobre bioexplorações e biomanipulações mas um certo recuo no tempo talvez nos diga como andamos distraídos do que se vai passando nos bastidores , até irromper à luz do dia, às primeiras páginas dos jornais e telejornais.
Os que se julgam ambientalistas militantes andam mesmo na Lua: se o ilustre notável, com inegável peso político, António Cardoso e Cunha, foi precursor do Bioetanol, o que Eurico da Fonseca (já falecido) escreveu em favor do Álcool Combustível parece apenas uma fantasia de escritor deslumbrado pelas viagens espaciais e pela NASA.
Que o assunto da Biomassa tem vindo a ser acalentado , não há dúvida. Está agora em boas mãos (na mão dos «empresários verdes») e o Governo só vai às inaugurações cortar a fita, fazendo assim a sua política energética, sem esquecer a presença tutelar do PR que lembrou outro dia aquilo de que já todos estavam esquecidos: é preciso pensar muito a sério o Nuclear. E de certeza que não foi distracção.

3.Ao trazer aqui à lista «Ambio» o nome de um ex-comissário Europeu da Energia (perito também em engenharia financeira quando à testa da Expo 98) quero apenas ser útil e prestadio a alguns entusiastas do Biocombustível que por aqui navegam e que aqui marcam regularmente presença.
É sempre bom ter bons aliados da causa, embora esta dos biocombustíveis já nem precise de aliados, pois adquiriu a inércia suficiente (a inércia da asneira) para ganhar velocidade e tornar-se imparável.

4. Só mais duas citações do Manifesto do Etanol:
«Em Espanha o programa «bioetanol» está em pleno desenvolvimento, estando concretizadas três grandes unidades (Cartagena, Corunha e Salamanca), já com uma produção anual de 400.000.000 litros. Todos os eventuais problemas técnicos, políticos ou fiscais estão resolvidos aqui ao lado, com os mesmos instrumentos comunitários que existem em Portugal. Se funciona em Espanha e motivou lá o interesse dos agentes económicos, o mesmo se dará em Portugal.»

5. Lamento ter de resumir o melhor do manifesto que é sobre Alqueva (lembram-se?) e o Alentejo:
«O programa bioetanol corresponde a uma oportunidade ímpar, podendo dizer-se que é «feito à medida» para Alqueva [...] Mas nada obriga o programa a deter-se no Alqueva. Ele poderá dar vida a outros regadios existentes e não aproveitados, em particular no Alentejo. Recorde-se que 100.000 hectares com agro-indústria criarão 20.000 postos de trabalho directos e terão impacte significativo no PIB regional.»

6. A quem tiver a assinatura do jornal «Público» on line, tente que vale a pena:
Título: «Bioetanol – um poço de petróleo no Alentejo».
Autor: António Cardoso e Cunha, ex-comissário europeu da energia
Data: Sábado, 30 de Agosto de 2003.
Ou talvez a Hemeroteca Nacional, ali ao Bairro Alto.


Links assustadores encontrados pelo Google na Net:
http://www.agroportal.pt/x/agronoticias/2006/10/30g.htm

Sem comentários: