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Por NUNO CARDOSO
LEONARDO NEGRÃO (imagem)
As questões ambientais, que nos últimos tempos têm sido massivamente abordadas - muito por causa das alterações climáticas e do aquecimento global - deixaram de ser uma simples matéria de notícia para os meios de comunicação social, um pouco por todo o mundo.
Cada vez mais, os media começam a encarar a temática ambiental como uma estratégia empresarial para campanhas de sensibilização, uma vez que é um método eficaz de captar a atenção do público em geral.
Um dos exemplos mais recentes foi o de Al Gore, o ex-vice-presidente norte-americano e autor do documentário Uma Verdade Inconveniente, que alerta para o aquecimento global e o qual conheceu grande sucesso junto das bilheteiras mundiais.
Até mesmo reconhecidas publicações internacionais como o jornal El País, a operadora ABC e as revistas Vanity Fair, Domino, Outside ou Fortune já lançaram publicações 'verdes', as quais destacavam a temática ambiental.
Mas este tipo de iniciativas não se fica além-fronteiras. Em Portugal, o semanário Expresso decidiu seguir a mesma tendência ecológica aquando da vinda de Al Gore ao nosso país, em Fevereiro deste ano. Assim sendo, lançou uma edição 'verde', na qual se comprometia a compensar as emissões de dióxido de carbono que a edição desse dia implicou.
Outro exemplo nacional é o da SIC, que anunciou esta semana as novas rubricas que vão integrar o Jornal da Noite, em cada dia da semana. Assim sendo, e sem data fixa, Terra Alerta (apresentado por Carla Castelo) e Mundo Moribundo (da responsabilidade de Luís Costa Ribas) são os dois novos espaços que darão relevo às questões ambientais, nomeadamente às consequências das alterações climáticas.
Ainda na televisão, o canal Discovery Communications vai lançar um modelo de transmissão durante 24 horas por dia, exclusivamente dirigido à qualidade de vida e à ecologia. O canal, da rede Discovery, pretende alargar a emissão a 170 países.
A revista The Week, da Dennis Publishing, decidiu colocar a edição do dia 20 de Abril (alusiva ao tema do clima) apenas na Internet, numa decisão coerente com os conteúdos da revista. Só nesse dia, a The Week amealhou 500 mil dólares, empregues depois em carros híbridos.»»
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