segunda-feira, 30 de julho de 2007

HÁ JÁ 17 ANOS

GUERRA CLIMÁTICA, FOGOS & ENERGIA KI (BIOENERGIA)

Em tempo de fogos - tema interdito por excelência - volto ao meu desporto favorito: encontrar nos arquivos a notícia (fresca) do dia: ao contrário do que diz o Pacheco Pereira (historiador emérito) a melhor novidade encontra-se nos arquivos, desde que implacáveis.

SECA E FOME

Nesse conjunto de «ensaios longos» e/ou «grandes inéditos» - rótulos sob os quais durante muito tempo os arrumei - avultam os temas da fome e daquilo a que chamei «guerra climática», temas de fundo para qualquer ecologismo de recursos. Essa é, aliás, uma das pedras de toque para avaliar que pífaro nos cantam os alegados ecologistas: é que não há estratégia, filosofia, política ou ideologia com o prefixo «eco» que possa existir sem partir desta realidade crua e brutal: é dos recursos alimentares, passando pelos recursos climáticos e seu bombardeamento pelos blocos imperialistas - que obviamente manipulam os climas -, que se terá de partir para compreender alguma coisa da política internacional na perspectiva ecológica.
Dos muitos textos que escrevi sobre os sofismas da fome e os recursos alimentares do Planeta, destacam-se alguns temas dominantes que me obceca(va)m:
-Fome pré-fabricada e pré-planeada pelas multinacionais do agrobusiness
-Ciência diz amen e pouco mais faz
-Cientistas promovem a fome dizendo que a combatem (o célebre episódio do prémio nobel da leguminosa seca)
-Os insaciáveis cientistas ao serviço da sofística multinacional
Um dos interfaces curiosos para este tema - que numerei como tema nº 1 - , é as ligações do problema alimentar mundial com as teses da ecologia alimentar, perfeitamente coincidentes: num e noutro caso, é de bionergia que se trata e de poupar bionergia, aquela que os chineses chamam ki. Sempre o tema recorrente da energia está no centro da questão ecológica: quem (não) quer ver?

RETROSPECTIVA COMPROVATIVA:
http://pwp.netcabo.pt/big-bang/ecologiaemdialogo/mep.htm

Sem comentários: