segunda-feira, 22 de outubro de 2007

pensem nisto

1-2 - nuclear-1-sc-nw> quarta-feira, 10 de Outubro de 2007

A UTOPIA CRESCE DE TOM

In jornal «metro», 24 de Setembro de 2007

««EXPLORAÇÃO DO ESPAÇO «TEM DE SER NUCLEAR»
PERITOS ESPACIAIS VÃO CONTRA POLÍTICOS E PÚBLICO EM GERAL

É preciso revolucionar as viagens espaciais. Esta foi a principal conclusão da conferência Space 07, organizada pelo Instituto Americano de Aeronáutica e Astronáutica (AIAS), em Long Beach, nos Estados Unidos. O evento realizou-se no âmbito da celebração dos 50 anos do lançamento do primeiro satélite criado pelo homem para o espaço: o Sputnik 1, colocado em órbita pela União Soviética a 4 de Outubro de 1957.

FALTA INVESTIMENTO

Apesar da utilização da energia nuclear nos programas de exploração espacial remontar aos anos 60, os fundos para a investigação nesta área sofreram cortes sucessivos.
Em 2006, a NASA deu por terminado o projecto Prometheus, destinado à investigação de tecnologia de propulsão nuclear.
Mas, segundo os especialistas presentes na Space 07, os reactores nucleares são indispensáveis se alguma vez ambicionarmos atingir outros planetas, onde a energia emitida pelo Sol pode revelar-se insuficiente para sustentar sondas e outros equipamentos enviados, por exemplo, para Marte.
Por outro lado, registar-se-iam ganhos significativos em termos de velocidade e de potência disponível para alimentar instrumentos científicos mais avançados. Estes instrumentos consumiriam mais energia, mas poderiam oferecer em retorno muito mais informação científica. Pela frente, concordam os especialistas, há um longo caminho a percorrer que não dispensa uma grande campanha de informação e sensibilização pública.
[ In MÁQUINA DE ESCREVER]

O receio de acidentes por parte do público e o medo que os governos têm do uso errado da energia nuclear são os principais obstáculos à renovação das tecnologias de propulsão no espaço, identificados pelos peritos presentes na Space 07 e citados pelo site "Wired News".

Sem comentários: