quarta-feira, 20 de junho de 2007

SATÉLITES ESPIÕES

deserto-1-ac-ab>

DESERTIFICAÇÃO, FOME E ETC

Antes que me esqueça, façam link para o Bloco de Esquerda, que, no intervalo de embargar túneis, traduz um texto do espanhol sobre agrocombustíveis e fome e Lester Brown:
http://www.esquerda.net/index.php?option=com_content&task=view&id=3145&Itemid=40
+
O prof Gomes Guerreiro já cá não está mas temos que nos governar com o que temos. Algumas notícias, acabadas de sair, convergem no tema que provavelmente não tem nada a ver com Ambiente: causas e consequências da desertificação acelerada.

1. Que os devotos da biomassa não iam ficar-se pelos despojos das matas, já se previa, tal como tentei dizer nesta Ambio, trazendo à tona o tema das agro-culturas esgotantes, em 1 de Abril de 2007 e outras datas seguintes.
Modesta e anonimamente, um administrador da PRIO – empresa do grupo Martifer – anunciou ao País que vai produzir oito mil toneladas de biodiesel por mês a partir do 3º trimestre de 2007 para o que pretende produzir duas mil toneladas de óleo de girassol através de uma parceria com 350 agricultores a trabalhar numa zona de 15 mil hectares. «O Girassol é uma excelente cultura energética para Portugal – diz o administrador da empresa PRIO – devido às condições climatéricas e é uma cultura de baixo custo para os agricultores.»

2. Logo que o Girassol seja insuficiente para as necessidades do País, esperemos que o Cártamo – outra agro-cultura esgotante que se dá muito bem nas nossas condições climatéricas – mereça também o epíteto de excelente.

3. De certeza que um dia destes vou ouvir a Quercus – ou outra prestigiada organização ambientalista, quiçá mesmo o Bloco de Esquerda – pedir um estudo de impacto ambiental para as culturas esgotantes como o Girassol, o Cártamo e já agora o Eucalipto ou Pepino Celulósico, responsáveis – suponho eu – por um bocadinho da desertificação que, agora, as trombetas da Agência Espacial Europeia (AEE) anunciam, por causa das «comemorações» do Dia Mundial da Luta Contra a Desertificação».

4. É sempre altura de aprender alguma coisa: e eu já ganhei o dia ao saber que existe uma AEE e um Dia do Deserto, com direito a ser comemorado. Aproveitemos, pois, os satélites espiões da AEE, porque só daqui a um ano, em outro dia mundial do Deserto, iremos ouvir falar outra vez em desertificação. Para a qual, além do Cártamo e do Girassol, o Eucalipto também contribui com uma generosa prestação.
Como não podia deixar de ser, o lema deste ano foi: «Desertificação e Alterações Climáticas.» Para o Ano, quem sabe, talvez o lema seja: «Desertificação e Agro-Culturas Esgotantes». Ou «Desertificação exporta portugueses para a estratosfera.»

5. Os satélites espiões da AEE concluíram: «Portugal é um dos três países mais desertificados da Europa, juntamente com a Itália e a Turquia».

6. Ainda não havia satélites espiões mas já havia gente inteligente neste nosso território, em 1953, quando a Editora Sá da Costa (nome prestigiado que é agora também o apelido do presidente da APREN ) publicou o livro «A Floresta na Conservação do Solo e da Água», esgotadíssimo hoje e que nenhum editor, nem mesmo a Gradiva, nem mesmo a Sá da Costa, nem mesmo a Universidade do Algarve (onde Gomes Guerreiro foi Reitor) se tem lembrado de reeditar. Há coisas mais interessantes e importantes, claro.

7. A desertificação agora notada, com grande surpresa, pela AEE, já estava diagnosticada – causas e feitos – na obra do saudoso Prof. Gomes Guerreiro, que chegou a ser Secretário de Estado do Ambiente.

8. Nunca é tarde e por isso espero ardentemente que a Quercus – a organização ambientalista mais prestigiada do País ou quiçá o Bloco de Esquerda – venha exigir ao Governo um estudo de impacto ambiental (mais um) de todas as culturas esgotantes, tal como aqui referi na Ambio, em 1 de Abril de 2007 (dia das mentiras) sem que ninguém, rigorosamente ninguém tivesse reagido aos meus dislates :
««Agro-Culturas esgotantes de A-Z:
Algodão
Beterraba
Borracha
Cacau
CaféCana-do-Açúcar
CastanhaChá
Girassol
Milho
Óleo de Palma
Tabaco
Dizia ainda, profetizando: ««Com um bocadinho de jeito, talvez se arranjasse ainda um quintalinho nas traseiras das celuloses para:
Mais eucaliptos
Mais girassol
Mais tabaco
Mais beterraba.»

Bruxo! O administrador da PRIO já revelou: para começar vai ser o Girassol. Até esgotar. Só não me lembrou (nesta lista verde) do Cártamo, do que peço desculpa a todos e principalmente ao José Amoreira, que não me vai perdoar, mais uma vez, de ter falado do meu ego em vez de abordar as questões efectivamente importantes do Ambiente.»

Bom dia e Bom Deserto para todos.

Afonso Cautela

Sem comentários: