terça-feira, 18 de setembro de 2007

OZONO-2

ozono-2-nw>

OZONO 2007 : PROJECTOS E PROJECÇÕES

O Canal Odisseia – e o jornal «Público» (16 de Setembro de 2007) - não deixaram de comemorar o que internacionalmente se classifica como uma grande vitória para «salvar» o Mundo.
Que – dizem os especialistas – parece estar à beira do colapso.
A BBC produziu um documentário – tecnicamente perfeito como é marca da casa – sobre o encontro da Califórnia, em 2006, onde vários cientistas de renome apresentaram projectos para combater o CO2.
«Propostas para Salvar o Planeta» - era o título do Canal Odisseia/BBC para mostrar o que 5 cientistas andam a projectar.
À parte a «árvore sintética» para enterrar o CO2, as outras quatro propostas são de arrasar qualquer amante da ficção científica.
Mas todos eles são, além de ilustres cientistas, figuras adoráveis: cabelos brancos, exalando boas intenções por todos os poros, com os netinhos ao colo, eles querem salvar o planeta das garras do CO2 , em nome das novas gerações, exactamente com a mesma mentalidade, a mesma ética, a mesma ingenuidade, a mesma inocência, a mesma ignorância com que ajudaram (e muito) a afundar o mesmíssimo Planeta.
Não é o paradoxo de Fermi mas é emocionante e comovente.
O Canal Odisseia, com toda a artilharia pesada da BBC (sempre que quer convencer as massas) produziu imagens sensacionalmente bonitas dos projectos. Até recorre à montagem de maquetes em cenário real para imprimir maior realismo e convicção ao delírio.
As ideias dos senhores cientistas até podem ser interessantes para um amante da ficção científica. A filosofia (a ética) que está por trás é que é bastante abjecta graças a Deus.
Apagar fogos com gasolina vai além do paradoxo.
Quando se diz que a saída do buraco (neste caso literalmente buraco) está em mais tecnologia espacial, apenas se confirma que continuamos sem saída.

Sem comentários: