segunda-feira, 27 de agosto de 2007

DOENÇAS A MAIS

oms-1-nw>

PNV: SEM HIPÓTESE DE ESCOLHA

«Quem te avisa, teu amigo é.»
No caso, a subdirectora-geral da Saúde, Graça Freitas, coloca tudo a claro: o negro horizonte das próximas endemias e pandemias que irão assolar a mundo.
Se, é claro, entretanto os laboriosos laboratórios não descobrirem e comercializarem a respectiva vacina.
O que ficou omisso (embora subentendido) nas declarações da subdirectora-geral da Saúde à jornalista Rita Carvalho, que a entrevistou, («Diário de Notícias», 24 de Agosto de 2007) vem claramente expresso (sem eufemismos) em quatro linhas de notícia do mesmo dia, num jornal grátis:
«A OMS alerta para o risco de epidemias, devido ao aumento e frequência de viagens aéreas. A OMS defende assim a partilha de informação para o desenvolvimento de novas vacinas é fundamental».
Claro: a vacina é o destinatário final de todos estes alertas.
A verdade é que se não vivermos sempre em estado de choque, a vida nem tem sabor. No «DN» já citado, lia-se este título significativo: «Identificada uma doença nova por ano».
E números assustadores, tais como:
«1100 surtos epidémicos foram detectados nos últimos cinco anos, incluindo cólera, poliomielite ou gripe das Aves.»
«1500 milhões de pessoas podem vir a ser afectados por uma pandemia de gripe das aves, quase 25% da população.
«Doenças Infecciosas de 1996 a 2004: Varíola-dos-macacos, Vírus Hendra e Nipah, Nova variante da doença de Creutzfeld-Jakob, Febre do vale do Rift, SARS (pneumonia atípica), Encefalomielite equina da Venezuela, Febre-amarela, Febre-do-nilo, Febre hemorrágica da Crimeia-Congo e Ébola, Gripe das Aves H5 N1, Febre-de-lassa, Criptosporidíase, Leptospirose, Borreliose ou doença de Lyme, Escherichia coli 0157, Salmonela multiresistente, Peste.»
Tudo isto nos explica a jornalista Susana Salvador, baseada no relatório de 2007 da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Além das doenças ditas «infecciosas» - as que reclamam com mais urgência a produção e comercialização de vacinas – outras «ameaças» se perfilam no horizonte: bioterrorismo, pneumonia atípica (SARS) e Lixos Tóxicos.
Ainda bem que a OMS fala de lixos tóxicos: afinal o ambiente exógeno (além dos vírus e das bactérias, claro) também pode causar algumas patologias.
É bom que a OMS não esqueça o óbvio.
Embora esqueça o outro óbvio que é o «ambiente endógeno», ou seja, um conceito científico de imunidade natural que se tem, mantém, conserva e preserva, ou deveria preservar, antes de recorrer à vacina, que, na melhor das hipóteses, é uma «imunidade artificial», com efeitos perversos e posteriormente identificados como «novas patologias».
Segundo uma associação médica norte-americana, a principal causa de morte nos EUA é a iatrogénese, ou seja, a causa médica. Onde, evidentemente, se inclui a vacinação maciça.
No mínimo e lendo o discurso de Margaret Chan, directora-geral da OMS, citada pela jornalista Susana Salvador, há algumas orientações no mínimo estranhas:
1. As autoridades de saúde, afinal, só nos falam de doenças, pelo que eu acharia mais correcto e lógico que Graça Freitas fosse subdirectora-geral da Doença e madame Margaret Chan directora da Organização Mundial da Doença, que passaria a ser conhecida pela sigla OMD.
2. Sendo 100 % das doenças causadas pelo meio ambiente (exógeno e endógeno), é estranho que não haja uma palavra, mesmo de crítica, à concepção ecológica da saúde, da qual decorreria uma estratégia de profilaxia calma e sem aterrorizar ninguém.
3. Quando se fala em informar o respeitável público, não seria mais proveitoso e menos dispendioso umas noçõezinhas básicas (como dantes se ensinava nas escolas primárias) sobre higiene, em sentido lato e estrito, sobre profilaxia alimentar, sobre a verdadeira causa das doenças e sua prevenção? Não seria mais lógico uma visão científica da realidade em vez da histeria apocalíptica que advém destes relatórios anuais que nos deixam à beira de um ataque de nervos e de uma doença cardíaca?
4. O cenário terrífico que as autoridades sanitárias constantemente debitam não será também uma causa de patologias do foro psiquiátrico? Quem aguenta ser constantemente fustigado de perigos e ameaças e endemias e pandemias?
5. Como se o Cancro não fosse só por si uma doença séria e grave, como poderemos aguentar títulos tão estranhos como os que se podem ler nos jornais?
Dou alguns exemplos:
a)«Vacina para o cancro do cérebro na Suíça».( 11 de Julho de 2007)
b)«As autoridades francesas anunciaram o financiamento da vacina contra o vírus HPV ( Papilomavírus Humano) que provoca o cancro no colo do útero, para mulheres entre os 14 e 23 anos de idade» (12 de Julho de 2007)
c)«A partir de 2006, todos os bebés serão vacinados com a MenC, integrada no Plano Nacional de Vacinação e que alegadamente previne a infecção pela estirpe do meningococo C, aos 3, cinco e 15 meses.» ( 12 de Julho de 2007).
Estas três alíneas têm graus de incidência diferente no livre arbítrio das pessoas:
a) A DC Vax-Brain foi comercializada na Suíça no terceiro trimestre deste ano de 2007. De acordo com as informações disponíveis, ainda não está nas farmácias portuguesas.
b) A vacina contra o cancro do cólon do útero, já nas farmácias portuguesas, teve «fraca adesão nos primeiros seis meses» (in «Público», 15 de Julho de 2007) mas «os médicos defendem a comparticipação para que toda a população possa beneficiar»: tudo bem, seremos todos a pagar a escolha de alguns. Mas pelo menos há uma hipótese de escolha. O direito à liberdade de escolha (que, se não me engano, é o artigo 62 da Constituição da República)
c) A Men C é que não deixa hipótese de escolha a ninguém e contraria todos os princípios constitucionais : aos 3, 5 e 15 meses ainda não temos livre arbítrio e os pais, que o têm, também não podem ter porque a vacina é obrigatória, uma vez integrada, como todas as outras, no PNV.
Quem nos protege dos nossos protectores?

RETROSPECTIVA CONFIRMATIVA:
http://catbox.info/big-bang/vidanatural/+ecologia%20alimentar+.htm
http://catbox.info/big-bang/ecologiaemdialogo/+ecologia%20humana+.htm
http://road-book.blogspot.com/
http://catbox.info/big-bang/vidanatural/+mein%20kampf+.htm

Sem comentários: