quarta-feira, 28 de novembro de 2007

PONHAM LUTO-2


CRONOLOGIA DOS EVENTOS
2007-11-26 - 09:01:00

Com a magnitude de 6,4 na escala de Richter
Sismo mata seis pessoas na Indonésia

Pelo menos seis pessoas perderam a vida e 45 outras ficaram feridas na sequência de um forte sismo com a magnitude de 6,4 graus na escala de Richter registado a noite passada na região oriental da Indonésia.

Um balanço provisório das autoridades da ilha de Sumbawa, a mais afectada pelo tremor de terra, dezenas de edifícios foram destruídos ou bastante danificados.

O sismo, registado por volta das 23h00 locais, teve o epicentro localizado a cerca de 40 quilómetros da cidade de Raba, na província de Nusa Tenggara Ocidental.

Horas mais tarde, cerca das 03h00 locais desta segunda-feira, a região foi sacudida por um novo tremor de terra, com 6,3 graus na escala de Richter.

Os sismos são frequentes na Indonésia, um imenso arquipélago situado numa zona de risco elevado denominado "Anel de Fogo do Pacífico”, onde ocorrem cerca de 7.000 sismos por ano.
+
26.11.2007 - 12h02

(AFP)

Na ilha de Sumbawa
Sismo de 6,7 na Indonésia faz três mortos e 55 feridos

Um sismo de magnitude 6,7 abalou hoje a ilha indonésia de Sumbawa, fazendo, pelo menos, três mortos – entre eles uma criança de cinco anos - e 55 feridos, segundo um balanço oficial.

“As pessoas estão nas ruas. Algumas preferiram dirigir-se para o campo de futebol. Ninguém quis ficar sozinho”, contou Adit, um habitante da cidade de Bima, na rádio Elshinta.

A maioria dos ferimentos foi causada pelo desabamento de estruturas, segundo fonte do hospital geral do distrito de Dompu, em Sumbawa. Neste momento continuam hospitalizadas 20 pessoas, com fracturas de ossos e ferimentos no crânio.

O epicentro do sismo, no mar, localiza-se a 349 quilómetros de Denpasar (ilha de Bali), informou o Instituto de Geofísica Americano (USGS).

O sismo foi sentido nas ilhas vizinhas de Lombok e Bali.
+
2007-11-26 - 15:00:00

Sismo de 6,2 graus
Terra treme no centro do Japão

Um sismo com a magnitude de 6,2 graus na escala aberta de Richter abalou esta segunda-feira a região central do Japão. Não há registo de vítimas ou de danos materiais.

De acordo com o Instituto Geológico norte-americano, o tremor de terra teve o seu epicentro localizado cerca de 70 quilómetros a nordeste da cidade de Iwaki.
+
2007-11-27 - 00:00:00

Centenas de pessoas ficaram sem casa
Sismo mata seis na Indonésia
Famílias ficaram sem nada

(Reuters)

Dois sismos registados na Ilha de Sumbawa, na Indonésia, causaram anteontem seis mortos, 45 feridos, centenas de desalojados e dezenas de edifícios ficaram destruídos.

O primeiro sismo atingiu os 6,7 graus na escala de Richter e registou-se pouco depois da meia-noite. O segundo ocorreu quatro horas mais tarde e foi ainda mais forte, com 6,8 graus de magnitude.

Entretanto, um sismo com a magnitude de 6,2 graus na escala de Richter abalou ontem a cidade de Iwaki, no Japão, mas não se registaram vítimas nem danos materiais.
+
2007-11-23 - 09:14:00

Na província de Aceh
Sismo de magnitude 6 na Indonésia

Um sismo com a magnitude 6,1 na escala aberta de Richter foi sentido, esta sexta-feira, na província indonésia de Aceh. Não há registo de vítimas ou danos materiais e não foi lançado qualquer alerta de tsunami.

De acordo com Instituto de Geofísica norte-americano, o sismo, que ocorreu às 06h02 (23h02 de quinta-feira em Lisboa), teve o seu epicentro localizado no mar 113 quilómetros a sudoeste de Banda Aceh.

Os tremores de terra são frequentes na Indonésia, um imenso arquipélago situado numa zona de risco elevado denominado "Anel de Fogo do Pacífico”, onde ocorrem cerca de 7.000 sismos por ano.

Em Dezembro de 2004, um sismo com a magnitude de 9,3 nesta mesma região provocou um tsunami (ondas gigantes) que atingiu as costas de vários países causando cerca de 220mil mortos ou desaparecidos.

Sem comentários: